Sobrevivendo a Bienal do Livro de São Paulo!

Olá Devoradores!

Como todo bom leitor deve saber, esse ano terá a 24º Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que começará em 26/08 e vai até 04/09.

E em um evento desse tamanho, alguns cuidados são recomendados, afinal queremos nos divertir e não passar nervoso. E pensando nisso, hoje vou listar 17 dicas para te ajudar a Sobreviver a Bienal do Livro de São Paulo.

Então, vamos começar?!?!

1- CONFORTO SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR!
Está pensando em ir de salto, roupas justas, saias curtas...esqueça, a regra é ir o mais confortável possível, então o ideal é ir de jeans, camiseta e tênis, afinal só assim para aguentar horas e horas andando e ficando em pé nas filas.
Mas não se esqueça de levar um agasalho, lá dentro pode até estar quente, mas quando sair e o corpo esfriar, o frio pode bater. E um guarda-chuva, afinal o tempo aqui em São Paulo vive mudando e nunca sabemos o que vamos encontrar. 
2- O LANCHINHO!
No local do evento vocês podem encontrar varias lanchonetes e restaurantes, mas costuma ser muito caro, e nem sempre gostamos do que tem para comer, então o ideal é sempre levar o lanchinho com vocês. Coisas básicas como fruta, sanduiches, suco ou refrigerante, chocolate, barrinha de cereal, coisas que não estraga fácil e que vão de ajudar a não passar fome e aguentar o ritmo do evento.
E o indispensável, uma ou mais, garrafa de água, além de ser uma das coisas mais caras, eu já cheguei a pagar R$ 6,00 em uma garrafa, é o que vai te manter hidratada e vai te ajudar a aguentar o dia. 
3- TRANSPORTE e HOSPEDAGEM!
Se você não é daqui (São Paulo) e planeja vir, o ideal é ficar em hotéis que estejam próximo a estações de metro.
Durante o evento, teremos ônibus gratuitos para levar todos para lá, além do transporte público. Caso vá usar umas dessas opções, pode acessar o site e saber como fazer. 
4- FAÇA A SUA LISTA!
Recomendo a fazerem uma listinha dos livros com nome da editora que desejam. Isso vai te ajudar a poupar um pouco de tempo. Além disso, alguns dias antes, pesquise os preços desses livros em livrarias e lojas online, só para ver se realmente vai valer a pena comprar algum deles na Bienal.
Você também pode fazer uma com os stands que planeja visitar, mesmo que não seja para comprar livro, e para eventos, assim você tem uma ideia do seu tempo e consegue se programar. 
5- PROGRAMAÇÃO!
Visite o site na semana em que for e veja a programação para o dia, vai que alguma coisa te interessa e ai você pode se organizar.
Esse ano, a organizadora do evento, distribuiu as senhas para os autógrafos já no começo do mês, então se deseja tentar algum, veja se ainda dá tempo de pegar a sua senha. 
6- O INGRESSO!
Se você nunca foi a uma Bienal, então não consegue imaginar a loucura que é as bilheterias nos dias do evento. Então recomendo que compre o seu ingresso pelo site ou em algum posto alguns dias antes de ir, pois além de evitar a aglomeração, filas e tal, isso vai te poupar umas boas horas. 
7- CHEGUE CEDO!
Bom se você não seguiu o meu conselho do ingresso, recomendo que chegue cedo, pois com toda a certeza vai pegar filas enormes.
Sem contar que chegando cedo, mesmo já tendo o ingresso, você aproveita mais da feira. 
8- ANDAR E FILAS!
Tenha em mente que lá vai estar cheio e é imenso.
Com isso em mente, se prepare psicologicamente para andar muito, afinal não vai querer perder nada, e para enfrentar muitas filas.
Mas sempre sem stress e sempre se divertindo ok. 
9- MOCHILA, SUA MELHOR AMIGA!
Não cometa o erro de levar uma ecobag ou bolsa de colo. A mochila é o ideal, além de poder usar para carregar seu lanchinho, depois que comer, você pode usar a mochila para colocar seus livros comprados.
Ela é confortável, e os ombros e costas vão doer bem menos, mas caso comece a ficar muito pesado, você sempre pode optar por colocar suas sacolas e a mochila no guarda-volumes. Eles são pagos, mas quebram um galhão.
Agora se forem comprar muitos livros, recomendo que leve uma mala de rodinhas. 
10- SE FOR BLOGUEIRO!
Se você é blogueiro, uma dica, leve marcadores, você sempre vai encontrar alguém para quem distribuir, o que é uma ótima forma de divulgar seu blog.
Se for parceiro de alguma editora, se apresente nos stands delas, e quem sabe você ganha algum brinde, além de poder conhecer pessoalmente as pessoas que geralmente só temos contato por e-mail.
A Bienal costuma ser o ponto de encontro de blogueiro, quase todos os dias tem um, então fiquei de olho nas redes sociais. 
11- DINHEIRO E DOCUMENTO!
Bom, imagino que nem preciso falar que é muito importante levar um documento, na verdade não podemos sair sem um, nunca sabemos o que pode acontecer né.
Leve, se for possível, dinheiro vivo, pois além se você poder se controlar e policiar mais, muitos lugares que disponibilizando maquina de cartão de debito e credito, não estarão funcionando direito, afinal é a mesma rede para todos, e terá muitas empresas usando essa rede.
Se programe para saber até que valor estão dispostos a gastar e sempre tenha um dinheiro extra para emergência. 
12- BRINDES!
Nos stands você vai encontrar muitos marcadores e brindes expostos, então pegue, afinal estão expostos por algum motivo, mas caso não ache, vale apena ir ao caixa e pedir.
Afinal essa pode ser a sua única chance de conseguir o marcador do seu livro preferido. 
13- CELULAR E CAMERA!
Sabe aquela dica de fazer uma lista, então, esqueci de mencionar, recomendo que seja a mão, ou seja, no papel, e não no celular. Por experiência, você corre o risco de ficar sem ela se for feita no celular.
Poupar a bateria é regra, pois a internet 3G/4G muitas vezes não vai funcionar lá dentro, e isso vai consumir muito mais a sua bateria, uma hora vão precisar, principalmente se você for com um grupo e se separarem.
Nesses eventos costuma ter torres onde podemos carregar o celular, mas normalmente eles sempre estão lotados e são muito disputados, então a chances de conseguir usar são mínimas, então recomendo, se conseguir, levar um carregador externo para emergência.
Ainda seguindo a ideia de economizar a bateria do celular, eu recomendo que leve uma câmera para tirar a milhares de fotos de recordação do evento, mas não se esqueça de levar uma bateria extra ou pilhas pra não ficar na mão. 
14- ENCONTROS!
Se for se encontrar com amigos lá, não se esqueçam de combinar tudo direitinho antes. Como eu disse antes o sinal do celular lá dentro é péssimo.
E tentem marcar em lugares não muito óbvios, como stands de editoras, pois sempre estão lotadas e vocês correm o risco de se desencontra.
Dentro do espaço do evento, costuma ter lugares reservados para descanso, esses são um ótimo lugar para se encontrarem, olhem no mapa antes de combinar. 
15- ULTIMO FIM DE SEMANA!
Não sei se vocês sabem, mas alguma editoras costumam fazer ótimas promoções no ultimo fim de semana, pois não vale muito a pena para elas voltar com todos aqueles livros.
Então se quer comprar livro, recomendo sempre o ultimo fim de semana. 
16- FIQUE ESPERTO!
Fique de olho nos pequenos stands, você pode se surpreender e acabar achando aquele livro que deseja bem barato, ou até mesmo achar algo bem legal.
E sempre tome cuidado com as suas coisas, porque gente querendo tirar proveito sempre tem. 
17- RELAXE E CURTA!
Arrume as suas coisas um dia antes para não correr o risco de esquecer nada, e aproveite bem a Bienal.
Seguindo essas dicas, você tem tudo para curtir e aproveitar muito o evento.
Tente não ficar nervoso, e tenha sempre em mente que lá vai estar cheio de gente que curte livros tanto quanto você, então ponha o sorriso na cara e aproveite essa experiência.

E para finalizar, eu estarei lá nos dias 27/08, 28/08 e 04/09, então quem sabe a gente se esbarra, e se quiserem podem usar a hastag #eufuinabienalsp2016 quero ver muito as fotos de vocês e claro não deixem de contar como foi a sua experiência.

assinatura-viviane

2 comentários:

  1. Vivi realmente essas dicas são ótimas e bem úteis. Espero que no último dia esteja bem mais barato os livros, quero aproveitar e comprar a série toda de Trono de Vidro.

    BeijO

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas! Nunca fui à uma Bienal, mas pra quem deseja ou está para ir já tem aí umas coisinhas pra se ligar. Ahh, se fosse iria sair procurando livro barato feito doida xD

    ResponderExcluir