A Maldição da Pedra


Autor: Cornelia Funke
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2011
Páginas: 248
A Maldição da Pedra - John Reckless, pai de Jacob e Will, sumiu sem deixar vestígios. Inconformado, Jacob gasta o dia procurando pistas que lhe deem alguma ideia do seu paradeiro. O garoto vasculha cada cantos do escritório do pai, até que um dia descobre um espelho que servia como um portal para um mundo mágico - um mundo que lhe oferece a perspectiva de liberdade e aventura.Mantendo segredo do seu achado, Jacob passa cada vez mais tempo do outro lado do espelho. Após doze anos, o mundo sombrio se torna seu verdadeiro lar, onde tem amigos e inimigos e é reconhecido como um dos melhores caçadores de tesouros que já existiram por ali.Will, o caçula, sente falta do irmão e estranha aqueles sumiços prolongados. Um dia, consegue burlar sua constante vigilância e o segue através do espelho, ato que tem uma consequência terrível. Ferido pelos goyls - homens frios e violentos, que têm pele de pedra e olhos de ouro -, ele acaba vítima de uma maldição: vai se transformando lenta e dolorosamente em uma dessas sinistras criaturas.Numa corrida contra o tempo, Jacob precisa encontrar o antídoto para o feitiço. Para empreender essa jornada, ele conta com a ajuda da raposa Fox, sua companheira de muito tempo, e Clara, a namorada de Will, que atravessa o espelho para encontrá-lo. Juntos, eles vão enfrentar os perigos e as armadilhas do Mundo do Espelho - antes que seja tarde demais e Jacob perca o irmão para sempre.Povoado por fadas, bruxas, unicórnios e tritões, e tendo cenários como o castelo da Bela Adormecida e a casa de doces da bruxa de “João e Maria”, o mundo criado por Cornelia Funke remete o leitor aos mais conhecidos contos de fadas de todos os tempos. Na narrativa, contudo, a ênfase da autora recai nos aspectos mais sombrios e brutais das histórias, criando-se uma atmosfera ao mesmo tempo familiar e soturna. É nesse mundo que se desenrolam a aventura dos irmãos Reckless, uma história de maldição, traições e vingança, mas também de coragem, lealdade e amor.

Quem gosta do gênero fantasia, sabe que Cornelia Funke é bem adorada, inclusive por mim depois de ter lido Coração de Tinta. Então quando soube que ela estava lançando a coleção Reckless fiquei super ansiosa para ler, e finalmente consegui.

Jacob Reckless, sobre teve a vontade de saber o que aconteceu com seu pai, que misteriosamente desapareceu, e para achar respostas ele visitava durante a noite, enquanto seu irmão e mãe dormiam o escritório que ele deixou para trás.

Em uma dessas visitas, Jacob acaba descobrindo um espelho, que é nada mais nada menos que um portal para um muito cheio de criaturas mágicas, que ele acreditava existir somente nos livros e que convivem com seres humanos como ele.

Alguns anos se passam, e Jacob passa a visitar e ficar cada vez mais dentro do Mundo do Espelho, como ele o chama, até que seu irmão curioso para saber onde ele fica quando se ausenta por tantos dias, acaba seguindo Jacob para esse “mundo encantado”.

O que Will não esperava era que seria atingido por uma maldição que transforma toda e qualquer criatura em pedra. E Jacob acaba se sentindo responsável, pois não viu que seu irmão o seguira e tenta achar uma forma de reverter essa maldição antes que seja tarde demais.

Eu sou muito suspeita para falar de livros de fantasia, mas vou tentar me expressar de forma bem sincera.

Esse não é o tipo de livro que te encanta logo de cara, isso só acontece no decorrer da leitura. Principalmente no começo, onde demora um pouco para entendermos sobre o que a autora estava falando, o que acaba deixando a leitura um pouco confusa, mas só no começo viu.

Depois que passamos pela ambientação inicial, a história acaba fluindo muito melhor, e o fato dos capítulos serem pequenos, com no máximo 4 ou 5 paginas cada, acaba nos dando a impressão de ler rápido e o Mundo do Espelho acaba nos encantando totalmente.

Mas sou obrigada a falar, esse é literalmente um livro juvenil, os acontecimentos não são tão marcantes com desfechos inesperados, então não esperem por isso, ou vão acabar decepcionados. Esse é um livro que eu indicaria para crianças ou adolescentes que estão iniciando a leitura.

Outra coisa que achei bem interessante no livro foi o inicio de cada capitulo que não são poucos. Cada um é iniciado com ilustrações, que ouvi falar, foram feitas pela própria autora. A capa também merece elogios, toda metalizada e em tons fortes.

Bom em resumo, gostei muito do livro, e logo estarei lendo a continuação, mesmo sendo bem juvenil, eu adoro uma boa fantasia com uma boa dose de aventura, o que com toda a certeza vemos nessa história.

assinatura-viviane

Um comentário:

  1. Oie Viviane !

    Eu nunca tinha visto o livro, mas eu adorei a resenha, e me deu vontade de lê-lo. Eu sou uma fã de fantasia, mesmo você dizendo que o livro é mais juvenil, as vezes tudo que precisamos é um livro mais leve para ler não é verdade?! rsrs
    Com certeza o livro entrou para a minha lista !

    Beijinhos ;)

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir