O Enigma das Estrelas (Premiada)

Olá Devoradores!
Depois de um bom tempo, finalmente venho com uma resenha.
Vocês já devem ter percebi que gosto muito de livros infanto juvenil? Acho que devo ter esquecido de crescer rsrs. Como eu estava passando por uma ressaca literária braba e quando O Enigma das Estrelas chegou, vi que era fininho, e de um tema que gosto, Ets, achei que seria uma boa tentar sair da ressaca com ele. Mas meio que me decepcionei um pouco.

Autor: F.T. Farah
Editora: Geração Jovem
Ano: 2014
Página: 160
Livro cedido pela editora
Uma aventura eletrizante, um enigma perturbador Antes de ser queimado em praça pública, um padre amaldiçoa Morro do Ferro. Pouco depois, luzes misteriosas começam a perseguir seus moradores. O vilarejo mineiro, cercado por erosões sinistras, é o destino das férias de julho de cinco amigos: Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho. No primeiro volume da saga Clube dos Mistérios, a turma é encorajada a acampar no topo do Morro dos Anjos. Uma experiência do outro mundo marcará suas vidas. Para sempre. Prepare-se para desvendar o enigma das estrelas. Mas tome cuidado. Alguém pode estar observando seus passos...

A história se passa em Morro do Ferro. Onde cinco amigos sempre vão passar as férias com seus pais.
A cidade é conhecida pela maldição que o padre lançou sobre ela depois de ser descoberto cometendo um dos pecados, e também por ter uma alta incidência de OVNIS.
Logo no inicio das férias, os pais dos cinco amigos sugerem que eles acampem por três dias, o que logo é aceito pelas crianças, digo crianças, pois o autor não especificou as idades, então imagino que tenham entre 11 a 13 anos. E logo no primeiro dia coisas estranhas começam a acontecer.

Os personagens são legais e os diálogos entre eles é bem coisa de pré-adolescentes. Sem contar que o livro depois que pega o ritmo a leitura até que é rápida.
Porém sempre acreditei que se os homenzinhos verdes realmente existiam seria algo como na série do Arquivo X, mesmo alguns sendo maus, tinhas os bons também. E a forma como eles são descritos no livro como sempre ruins, sei lá, não me agradou muito.
O livro que é descrito como juvenil o que entendo uma vez que os personagens são bem novos. Mas teve trechos que achei a narração um tanto pesada para a idade sugerida. Primeiro por que a ideia de Ets fazendo experimentos torturantes, já acho forte, e o fato de a maldição da cidade ter surgido porque o padre foi pego transando com uma mulher, um dos grandes pecados da igreja, também já é pesado para idade, mesmo a garotada de hoje ser bem avançada, ainda acredito que devem existir alguns limites.
Outra coisa que me intrigou, foi o fato a narração ser uma ficção, e conter parágrafos que parecia querer me convencer de que aquilo era real. E o fato de a todo o momento ter a troca do ponto de vista dos personagens, acho que se tivesse focado em dois no máximo já ajudaria muito o desenrolar da história.
Eu entendo que seja o primeiro livro de uma série, com uma leitura rápida, e que acredito, esse tenha sido mais uma introdução a toda a aventura, mas me incomodou o autor ter deixado quase tudo para os próximos livros.
Mas apesar disso, acho que o autor escreve muito bem, e a criação dos personagens foram bem condizentes com as suas respectivas idade. Como falei os diálogos e até mesmo as atitudes, lembram muito os pré-adolescentes. E apesar de ser um livro mais para aventura, encontramos o inicio de um romance entre dois personagens.
Eu gostei muito da diagramação. Ao final de cada capitulo sempre tinha uma página em branco e no inicio de outro uma página toda preta e uma ilustração.
Eu queria muito ter gostado realmente da história, mas ainda não rolou, vou ler os próximos, quem sabe acabe gostando. Mas ainda acho que para realmente curti a fundo o estilo é uma boa escolha.


E pensando nisso vou sortear o livro junto com uma cartela de adesivos.


assinatura-viviane

15 comentários:

  1. Olá, Viviane
    Este livro está dividindo opiniões. Já vi várias resenhas positivas e outras tantas negativas. Estou ficando curiosa. Como gosto de livros infanto-juvenil, vou conferir.

    ResponderExcluir
  2. Bom, já li algumas resenhas sobre esse livro, e todas falando bem. Não sou muito chegada em livros infanto-juvenil, bom só os que cresceram comigo, tipo HP que é o meu grande amor, rs. Enfim, vou participar e se ganhar darei pro meu irmão, rs.

    ResponderExcluir
  3. Ja havia lidos outras resenhas, mas a sua foi mais detalhada. Nao é um livro que faça muito minha cabeça. Mas como é fino e de rapida leitura acho que encaro. Tem coisas que eu tbem nao entendo, só na cabeça do autor, adolescentes acampando num lugar onde haviam dito que havia ets, rsss.

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um ótimo livro. Estou curiosa pra ler. Nunca li nenhum livro que tivesse et's então quero muito ler rs. Eu adoro livros juvenis, acho gostoso de ler.

    ResponderExcluir
  5. Eu realmente devo ser estranha, sabia? As pessoas não gostam do livro, e isso me dá uma tremenda curiosidade para ler e saber se eu vou gostar ou não hahaha
    Realmente, cenas de tortura e o fato de um padre ter sido pego transando realmente não são adequadas para a idade, se o livro é infanto-juvenil.
    Mesmo assim, adoro quando colocam ETs no meio! Estou mesmo curiosa para ver se eu vou ou não gostar desse livro hahaha
    Beijos,
    Déia!
    Own mine
    deia_galvao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Um livro um tanto quanto peculiar, com essa fórmula incomum: ovnis + pecados da igreja + criança... Mas nunca se sabe, pode acabar sendo muito interessante! Fiquei curiosa sobre ele e se ganhar vou ler de mente aberta, eu juro hahaha

    ResponderExcluir
  7. Fiquei muito interessada nesse livro, desde a época do lançamento. Gosto de livros infanto-juvenis, principalmente porque posso compartilhar a leitura com a minha filha. Mas lendo a resenha acho que não seria uma leitura muito apropriada pra ela... Mas mesmo assim fiquei muito curiosa com a história, e gostaria de ler e tirar minhas próprias conclusões.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Nossa! Amei a resenha. Conhecia este livro, amei assim que li a primeira vez sua sinopse. Está na minha lista dos próximos que irei ler. É estilo de livro que curto, adoro. Obrigada pela resenha. Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Ahh que pena que o livro foi meio que uma decepção para você Viviane, eu estou super curiosa para ler ele, ainda não li nada que tivesse ETs no meio, tenho curiosidade de ler o livro, mas não espero muito dele, até porque é infantil, mas eu adoro ler livros infantis, só espero que esse livro me agrade.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Vivi,
    a capa do livro é linda, mas a sua resenha e a da Raquel me desanimaram um pouco.
    Talvez a classificação do livro deva ser realmente vista, já q tem essas cenas se tortura e o paranauê do sexo.
    Apesar de ter desistido de querer o livro estou participando da promo kkkkk
    Super Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é perfeito pra quando estamos descansando entre uma leitura e outra, porque ele é fininho e com uma história muito intrigante.
    Eu adorei as resenhas que li sobre ele, claro que tem várias opniões distintas, mas a que ficou pra mim foi que ele é uma ótima leitura e rápida. O tema de ET's foi abordado de maneira diferente e ainda mais por crianças, isso que mais gostei nele :)

    ResponderExcluir
  12. Hey,

    A historia parece bem adolescente, a capa me atraiu desde que o vi, achei o pecado bem pesado para a historia, sendo juvenil, nesse ponto concordo com você, e vi que ele é bem pequeno parece ser uma leitura bem rápida, e os adolescentes de quase treze anos com início a romance, talvez se desenvolva com o tempo.

    Mayla

    ResponderExcluir
  13. Ainda não havia lido nenhuma resenha desse livro, mas tenho vontade de ler. Ainda não li nenhum livro que tenha ET's, mas acho que iria gostar da história.

    ResponderExcluir
  14. Confesso que também sou fã de livros infanto-juvenil. Normalmente a leitura deles são bem gostosas.
    Não conhecia o livro mas fiquei bem interessada, a leitura parece super rápida e a história bacana.
    Fora que simplesmente amei a capa.

    ResponderExcluir
  15. Também adoro infanto juvenis, e é realmente uma pena que o livro te decepcionou. Parecia muito bom a princípio! Os temas fortes para essa faixa etária também acho que não cairam bem, mas apesar de tudo, é uma leitura rápida que será perfeita para uma "sessão da tarde". E, como vc disse, pode ser que o segundo livro seja melhor e a história venha a crescer!

    ResponderExcluir