A Senhora de Avalon

Olá Devoradores!
A resenha de hoje, foi feita no mês passado por nós e publicada na coluna Interlivreando do nosso blog parceiro Livreando, então se quiserem conferir ela por lá é só clicar aqui.

Autor: Marion Zimmer Bradley
Editora: Rocco
Ano: 1998
Páginas: 503
É uma história que através os séculos e profetiza o nascimento do rei Arthur. O livro conta a saga de uma ilha sagrada narrada por sucessivas gerações de sacerdotisas que servem a grande Deusa da era pagã. A história de vida de três mulheres - Caillean, Dierna e Ana - que comandam a sorte da Inglaterra lendária.

Esse é o livro que vai ligar todos os outros da serie, A Casa da Floresta e As Brumas de Avalon. O ambienta ainda continua o mesmo, a antiga Bretanha, os novos domínios de Roma, entre outros assuntos. Ainda encontramos alguns elementos da mitologia céltica, sobre Avalon, o foco da história, e uma introdução da história de Arthur, que será retratada nos quatro livros “As Brumas de Avalon”.

Nesse livro também entramos três divisões. Uma logo após os acontecimentos de A Casa da Floresta. A segunda depois de 160 anos depois. E a terceira com 150 anos depois da segunda.
Em cada parte, encontramos uma Suma Sacerdotisa, que comanda Avalon, que darão a sua contribuição para a história e que serão a base para as próximas historias da autora.

Toda a inspiração da história é a mitologia celta, a vida, religião, o amor pela sua Deusa. Sempre mostrando os rituais que elas executam e mostrando como elas se isolam do mundo exterior, quando querem, mas que mesmo assim existe uma ligação com tudo o que acontece lá fora.
Todas as histórias são envolventes ao seu jeito e encontramos também mulheres marcantes, com personalidades inesquecíveis e fortes. Que lutam por aquilo que acreditam, mas que estão sujeitas as delimitações de sua religião.

A narrativa da Marion é totalmente envolvente, e prende o leitor rápido, de forma que quase impossível largar o livro até que veja o fim.
Então claro que recomendo o livro, principalmente para aqueles que gostam de mitologia celta e da história de Arthur.
“No momento final, em que ele achava que estava além do pensamento racional, ouviu Sianna murmurar: - ...e eu sou o sacrifício – ele respondeu, e nessa hora liberou a paixão do homem e o poder do deus que havia dentro dele.”

Avaliação:
assinatura-viviane

14 comentários:

  1. Adoro a escrita dessa autora, As Brumas de Avalon é tudo de bom. Quero muito ler outros livros dela. Já li além das Brumas Ghostlight que é bem legal, recomendo. Beijos e boas leituras!

    bruxinhaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esta capa dá medo, hehe...
    Nunca li Brumas de Avalon, mas me interesso. Tenho que comprar, tá sempre em promoção.
    Gosto de estórias que falam de mitologia, outros (vários) deuses...
    E tem mais um livro que acho que foi resenhado aqui sobre... ou não?
    Preciso me atualizar e ler estes livros logo. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oiiiii Vivii...
    Não conhecia esse livro e tenho os 4 volumes de As Brumas de Avalon em casa...
    O mais perto que cheguei foi O mago de Camelot, do Marcelo Hypolito, que gostei muito!
    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  4. Eu também não conhecia esse livro! Fiquei bem curiosa! Parece ser bem legal, e, para quem já leu Brumas e os outros livros de Marion, tenho certeza que vai adorar!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  5. Que legal! Não conhecia esse livro! Sou louca para ler As Brumas de Avalon! Acho que vou gostar desse também! O assunto me encanta bastante!! Parabéns pelo blog! Já estou seguindo!!

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  6. adoro todos os livros da serie AVALON as historias são muito bem fundamentadas, e seu início foi ao contrário, começou com a saga AS BRUMAS DE AVALON e a autora foi escrevendo de traz pra frente, e todos os livros da saga, falam do poder na era arthuriana sob o ponto de vista feminino e como elas eram poderosas, manipulavam o poder sem q os cavaleiros percebessem. Se vc quiser ler a sequencia da saga como deve ser lida, tem q começar com os dois livros A QUEDA DE ATLÂNTIDA - TEIA DE LUZ E TEIA DE TREVAS, ai vem os ANCESTRAIS DE AVALON, A CASA DA FLORESTA, A SACERDOTISA DE AVALON, A SENHORA DE AVALON e por fim AS BRUMAS DE AVALON, LIVROS 1, 2, 3, 4 ufa, rsrsr e tem ainda OS CORVOS DE AVALON que fala sobre a rainha Boudica. Espero q gostem da leitura, principalmente as mulheres pq mostra como sempre fomos fortes e poderosas mesmo na antiguidade e sendo humilhadas, pq sempre demos o troco.

    ResponderExcluir
  7. Eu não gosto de livros assim mais, acho que de tanto ler livros que se passam na época do rei Arthur, eu acabei enjoando rs
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  8. Nunca li esse gênero literário mais aparentemente eu vou gostar haha
    poderia dar uma olhada no nosso novo post? mudamos o url do blog antigamente era 'Leitoras de chocolate'
    http://cloudofdream.blogspot.com.br/2014/03/mudancas-e-o-motivo-do-recomeco.html

    ResponderExcluir
  9. Estou no final da leitura deste livro, eu admito que de tanto ouvir falar esperava mais dele.

    ResponderExcluir
  10. Não sou muito fã de mitologia, talvez porque nunca parei pra ler uma... Mas me interessei pela história. A capa não é muito convidativa mas é aquele velho ditado: "Nunca julgue o livro pela capa".

    ResponderExcluir
  11. Tenho uma amiga apaixonada pelo rei Arthur. Eu não gosto dele nem de Avalon.
    Sei la, não deu certo pra mim, risos.
    Nem preciso dizer que fiquei totalmente perdida na resenha né?! rs

    Beijinhos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  12. Oi, eu fiquei curiosa para ler esse livro, quero muito ler As brumas de Avalon, parece ser muito bom, e eu ainda não li nenhum livro do mundo arthuriano, espero curti muito, adore a sua resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  13. Esse livro é excelente. Aliás, as histórias relacionadas a antiga Bretanha me encanta. Já li As Brumas de Avalon completamente. É uma série e tanto. Recomendo.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  14. Já tinha ouvido falar brevemente sobre o livro, mas nunca busquei saber mais sobre ele. A sinopse dele é boa, espero poder lê-lo até o final do ano.

    ResponderExcluir