O Ladrão de Raios


Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano: 2009
Páginas: 387
Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.
Percy Jackson é um garoto de 12 anos disléxico e com déficit e atenção. Um dos motivos por sempre estar trocando de escola e suas notas não serem as melhores. Ele não entende por que é assim. Mas tudo começa a fazer sentido quando ele descobre que é um meio sangue, um semi deus.
– Meu pai? – perguntei, completamente perplexo.
– Poseidon – disse Quiron. – Senhor dos Terremotos. Portador das Tempestades. Pai dos Cavalos. Salve, Perseu Jackson, Filho do Deus do Mar
Quando os Deus gregos vem a terra e se apaixonam por humanos o resultado são os semi deuses. Alguns nunca descobre as suas origens, enquanto que outros logo cedo são enviados para acampamentos, como o Meio Sangue onde Percy foi parar.
Nesses acampamentos, eles aprendem a lutar e como sobreviver em batalhas e fora do acampamento, quando os monstros vêm atrás deles.
Antes mesmo de chegar ao acampamento, Percy já faz amizade com Grover, o sátiro (meio bode meio humano), e claro arranja encrenca com Annabeth filha de Atena.
Logo depois que descobre quem é seu pai, Percy recebe a visita de seu tio Hades que revela estar com a mãe dele. Sem pensar duas vezes ele junta suas coisas, que não são muitas, e sai em busca da mãe. É claro que Grover vai junto e Annabeth, que estava louca para ir em uma missão não perde a oportunidade.

Durante a leitura, logo se vê porque Rick Riordan é conhecido como um dos maiores autores da atualidade.
Toda a história criada fantástica e muito bem construída, e com muita pesquisa no fundo, pois não se acha furo nenhum nos mitos gregos originais.
Esse é o tipo de livro que as escolas deveriam indicar nas aulas sobre Grécia e seus Deuses. Pois é uma aula grega descrita de forma leve e muito divertida.
Além disso, ainda encontramos no livro, lealdade, amizade e importância pela família. Assuntos que devemos considerar também.
É um livro que recomendo muito.

Avaliação:

assinatura-viviane

19 comentários:

  1. Amo Percy Jackson e concordo com tudo que você escreveu. A leitura desse livro flui facilmente e em momento algum a história fica chata ou cansativa, os personagens são engraçados e super carismáticos.

    ResponderExcluir
  2. Adoro os livros do Tio Rick. Amo mitologia grega e quando fiquei sabendo desta série não hesitei em procurar os livros. Realmente da pra notar o profundo trabalho de pesquisa que não deixa nada a desejar ma trama.
    Esta é uma das minhas series favoritas.

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler a série completa de Percy Jackson, estou muito ansioso com a leitura. Espero que flua igualmente comigo, infelizmente ja assisti o filme, antes de ler ):

    Bjs,

    ResponderExcluir
  4. Confesso que nunca me interessei pela série, apesar de só ler e ouvir elogios.
    Adoro mitologia... sinto uma pegada de fantasia tb... tudo bem modernizado, vamos dizer assim... hehe.
    Gostei muito da resenha... e me interessei.
    Acho que não tive tanto interesse por conta do filme... eu não gosto do ator que faz o Percy...
    mas vou abrir minha mente e tentar, afinal eu gostei do que li aqui... muito mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Concordo com tudo que você disse! Amo Percy, não só nessa saga como na dos Heróis do Olimpo.
    Eu fui bem relutante em ler, pois no começo ficava comparando com o filme, mas antes da metade do livro já tinha me dado conta que o livro é mil vezes melhor, acabei lendo todos os livros super rápido, mal dormia e comia de tão viciada que fiquei!
    Tenho todos os livros, minha irmã também viciou e consegui o milagre do meu irmão começar a se interessar por leitura.
    Amo Rick Riordan <3
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Conheço algumas pessoas que adoram a série e consigo entender o motivo. É uma aventura muito bem escrita, que conta com personagens bem construídos e uma trama envolvente.
    Apesar disso, não consigo gostar do gênero.. simplesmente, não me atrai. Fazer o que!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro Percy Jackson, li somente os dois primeiros livros, tenho o terceiro para ler, mas ainda não comecei a leitura, mas o modo como Rick Riordan escreve é maravilhoso, é leve e você entra com tudo no mundo da mitologia.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi varias opiniões controversas sobre essa serie, mas infelizmente ainda li nenhum livro :c

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nenhum dos livros de Percy Jackson, mas adoro mitologia grega e o enredo sempre me chamam bastante a atenção, parecem ser mesmo ótimos livros! Gostei da sua resenha, me deixou muito curiosa! :)

    ResponderExcluir
  10. Eu AMO PJO , é ótimo *-* É aquele livro que fluí rapidamente , e que você senta e lê em um dia (bem , isso acontece comigo rs)
    Adoro o autor! Recomendo que vc leia outras sagas dele , todos os livros do Rick Riordan são ótimos!
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  11. Posso dizer que os próximos livros são ótimos. Fui apresentada ao tio Rick tem uns três anos e nesse tempo fiz vários amigos meus ficarem fãs de PJ.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  12. Vivi!
    Eu comprei a coleção inteira do Percy Jackson e os Olimpianos e ainda não tive tempo de ler, acredita?! Quero muito ler tudo logo! Mitologia grega sempre foi um assunto de meu interesse e eu fiquei curiosa quanto à série desde que a descobri (e, tenho certeza, devoraria os livros se a escola mandasse hahaha)
    Beijos,
    Own mine

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li nenhum kkkk .. meu melhor amigo gosta muito , talvez eu leia :)

    ResponderExcluir
  14. Rick Riodan ♥
    Eu sempre ressalto justamente esse fato nos livros dele: são uma aula de mitologia.
    Quando reli O mar de Monstros a linguagem juvenil me incomodou bastante. Mas creio que foi porque eu já tinha lido a segunda série e ela é bem menos juvenil.

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  15. Já conversamos no 50 Tons sobre a série e minha vontade de começá*la, mas ainda estou com um pé atrás em relação a escrita do Rick. Sei lá, vejo pessoas falando bem (como vc), outras falando mal... enfim, vou esperar a Intrínseca lançar as capas novas (divas) e assim pensar em comprar.
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Falam tanto dessa serie que eu resolvi que tenho que começar a lê-la esse ano, pela sua resenha ela me parece ser uma leitura super leve e muito bem desenvolvida.

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  17. Sua resenha ficou ótima. Quanto ao livro e ao Rick Riordan, dispensam comentários. O livro é ótimo; o autor é incrível. Essa série, na minha opinião, é a melhor dele. As crônicas dos Kane eu achei meio fraquinho. Mas, nesse livro, ele se superou. O filme também é ótimo.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  18. Eu gostei muito de PJ, foi uma série que em nenhum momento foi decaindo, conseguiu sempre se manter a altura das expectativas.

    ResponderExcluir
  19. Oi Vivi, tudo bom?
    Acredita que eu li O ladrão de raios há muuuuuuuuuuito tempo,muito tempo mesmo e nunca li a continuação? Não sei nem porque, porque eu adorei o livro, essa mistura com a mitologia me encantou!
    Vou reler ele ainda esse ano para poder comprar os próximos!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir