Li e Comento - Cidade das Cinzas


Olá Devoradores!
Hoje a resenha é o livro obrigatório do Desafio Literário 2014.
Vamos conferir?!
“Ler um livro cujo título comece com a letra C.”
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Ano: 2011
Páginas: 404

Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, isso significaria mais tempo com o melhor amigo, Simon, que está se tornando mais do que só isso. Mas o mundo dos Caçadores não está disposto a abrir mão de Clary — especialmente o belo e irritante Jace, que por acaso ela descobriu ser seu irmão. E a única chance de salvar a mãe dos dois parece ser encontrar o perverso ex-Caçador de Sombras Valentim, que com certeza é louco, mau... e também o pai de Clary e Jace. Para complicar ainda mais, alguém na cidade de Nova York está matando jovens do Submundo. Será que Valentim está por trás dessas mortes? E se sim, qual é o seu objetivo? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada da Alma, é roubada, a aterrorizante Inquisidora chega ao Instituto para investigar — e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace. Como Clary pode impedir os planos malignos de Valentim se Jace está disposto a trair tudo aquilo em que acredita para ajudar o pai?

Se você ainda não leu o primeiro livro, cuidado!!!
Tentarei não liberar muitos spoilers, mas isso às vezes pode ser inevitável.

Começamos o livro com a vida de Clary de cabeça para baixa. Um pai louco, que resolveu dá um de Deus que resolveu destruir todas as criaturas do Submundo e a Clave. Sua mãe, depois de ter sido resgatada, foi levada para um hospital, e permanece em coma desde então, parecendo que está esperando alguém ou alguma coisa para acordar. Luke, o melhor amigo da sua mãe e quem Clary via como um pai, na verdade é um ser do Submundo, um lobisomem. E se não bastasse tudo isso, ela ainda precisa esconder que esta perdidamente apaixonada pelo o próprio irmão, Jace.

Nesse segundo livro, não é diferente do primeiro. É cheio de ação, com acontecimentos rápidos e exigindo também ações rápidas dos personagens, mas com um diferencial, nele vemos que as relações entre os personagens são mais profundas e em alguns momentos chega a ser até cansativo. Mas não preocupem, pois essa é a parte chato do livro.
A melhor parte é ver que os planos de Valentim correm sem qualquer problema ou obstáculo no caminho, apesar das tentativas de Clary e Jace. Com a busca pelos instrumentos mortais chegando ao fim já na metade do livro, dá a sensação de que a autora focou mais no plano de vingança de Valentim que parece que vai funcionar tranquilo.

Outra coisa que começa a ser falado nesse livro, e que acredito, vai ser mais desenvolvida nos próximos livros, é a descoberta que Jace e Clary têm sobre o fato do pai, Valentim, ter feito experiências com eles ainda crianças. Experiências essas que fazem com que Jace tenha força e resistências extraordinárias e que ajuda ele a escapar de algumas situações, e de Clary poder criar novos símbolos/marcas, que também ajuda todos em momentos de aperto.

Avaliação:

assinatura-viviane

15 comentários:

  1. Parece bom! Aliás, eu acho que as relações mais profundas seriam um diferencial positivo. Gosto disso!
    A ação também é fundamental nesse tipo de história. E acho que autora sabe usar bem os elementos certos!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu dei 5 estrelas... amo esta saga... amo o Jace!
    Vc tem que ler o 3 logo, hehehe... vc terá muitas respostas ;)
    Comecei o 4 ontem, não to curtindo o início, mas espero que deslanche!

    ResponderExcluir
  3. Eu vejo muita gente comentar deste livro, e da série, falam que é muito bom e tal. Mas nunca me despertou o interesse de lê-lo, o que é uma pena.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. Não li a resenha toda pois ainda não terminei de ler o primeiro livro, confesso que fui super empolgada com a leitura, mas com o tempo fui cansando e acabei meio que largando um pouco... mas tenho vontade de terminar de ler toda a série!

    Adorei o seu blog, estou te seguindo. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  5. Esse livro está parado há séculos aqui na estante e a cada lançamento de um novo livro da série eu me bato mentalmente por não ter dado continuação. Mas pretendo ler ainda nesse semestre!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu quero ler essa série, mas vou esperar ter todos lançados ou comprar antes a trilogia para depois lê-la. Sou péssima em esperar pelo próximo livro, apesar da editora ser rápida, não vi spoiler, pelo menos vi algumas das informações no filme. Mas isso sou eu. A editora está de parabéns pelas capas. São lindas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Como eu quero ler essa série e no começo da resenha diz que tentará não soltar spoilers, nem li a resenha. Depois que ler a série volto aqui para ler a resenha.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  8. Só esperando a oportunidade para começar a ler também, conheço muuuuuitos que falam bem da série, não sei se devo confiar pois são fãs, mas antes ler do que ficar na dúvida né?

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente eu ainda não li Cidade dos ossos =/ mas eu já ouvi falar TANTO TANTO dessa serie que logo que eu acabar VA, vou começar essa série. Espero gostar dela também :)

    ResponderExcluir
  10. Já li! Mas não gostei muito não , u.u Tô enrolando pra ler "Cidade dos anjos caídos" , não gostei muito dessa saga..
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  11. Sério que você não gostou tanto assim do livro? Ele me conquisto ainda mais que o primeiro.. Fiquei muito envolvida durante a leitura.
    obs, eu também usei ele para cumprir esse requisito do Desafio Literário haha

    Dizem que Cidade de Vidro é o melhor da série *------------*
    estou me segurando para não iniciar logo a leitura e atrapalhar meu planejamento de leituras haha

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei de tudo nesse livro e não conseguia parar de ler. Os personagens estão cada vez melhores e eu sempre gostei do Simon, mas ele realmente melhorou nesse e fica ainda melhor no próximo. Adorei sua resenha. Bjos

    ResponderExcluir
  13. Como eu já falei outras vezes, não li nada da série ainda, infelizmente. Tinha a intenção de ler antes de sair o filme, mas não deu =/ Mas com certeza é uma série que lerei.

    ResponderExcluir
  14. Novamente não li a sinopse por medo de spoiller, mas gostei da sua opinião e novamente fiquei com vontade de ler essa série de livros tão caros T.T
    Adorei a resenha!
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. A série das capas de brilhinhos kk, então como o Victor não li a sinopse e nem a resenha inteira para não pegar spoiler, mas ainda não tenho muito interesse em ler a série. Beijos

    estantedecristal.blogspot.com

    ResponderExcluir