Li e Comento: Cidade dos Ossos

Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Ano: 2010
Páginas: 462

Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

Clary é uma garota com uma vida normal, até o dia que resolve ir a uma balada, Pandemônio, acompanhada do seu melhor amigo Simon. Lá, ela vê uma cena estranha, um grupo de pessoas cometendo assassinato, mas isso não é o mais estranho, pois logo ela descobre que ela é a única que pode vê-los.
Depois ela começa a ser “perseguida” por um dos garotos que ela viu. Ao voltar para casa, Clary tem uma discussão acalorada com sua mãe, e resolve se acalmar dando um passeio e acaba se encontrando “acidentalmente” com Jace, o garoto que estava perseguindo ela, e resolver tirar essa história a limpo.
Durante o passeio, Clary recebe uma mensagem de texto da sua mãe falando para não voltar para casa, que não é seguro, ela não pensa duas vezes e faz o oposto. Ao chegar, vê o apartamento totalmente destruído e sua mãe desapareceu, e como se não bastasse isso, ela ainda é atacada por uma criatura sobrenatural, mas é salva por Jace.
Depois de ser atacada e ter sangue de demônio na sua corrente sanguínea, Clary é levada para o Instituto para ser curada, e descobre sobre os Caçadores de Sombras, Nefilins e outras criaturas sobrenaturais, que até então achava que só faziam parte das histórias dos livros.
O que mais choca Clary é saber que ela não é uma simples Mundana (termo usado para humanos, não caçadores, comuns), e sobre o passado da sua mãe e pai, que até então ela pensava ser outra pessoa.
Toda a narração do livro é feito em terceira pessoa, o que foi uma ótima escolha, pois não ficou confuso e chato, mas apesar disso, a história é focada na Clary, que é a protagonista do livro.
O livro é cheio de ação, sem um momento de descanso. Apesar do inicio ser um pouco chato, mas especificamente a parte um, despois a leitura se torna viciante. Os personagens passam a se tornar legais no decorrer do livro e não tem como não escolher aqueles que se tornaram os seus favoritos.
Na segunda parte os personagens nos cativam totalmente, de forma que a gente não quer largar o livro até ver o fim.
A Cassandra sobe fazer um final totalmente surpreendente, nos deixando sem chão, me fazendo voltar alguns/muitos parágrafos para ter a certeza que tinha entendido tudo certo e me fazendo desejar que não tivesse.
Sem sombra de duvida eu recomendo esse livro...
Avaliação:

assinatura-viviane


15 comentários:

  1. Esse livro está entre os primeiros da minha wishlist! Não vi o filme por querer ler primeiro.
    A trama parece super envolvente e os personagens, bem construídos. Apesar de não ser muito fã do sobrenatural, confesso que nesse caso me despertou bastante curiosidade.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler essa série, mas estou me segurando e assim esperar lançar o último livro para realizar uma super compra e adquirir todos de uma vez. Apesar de muitos criticarem o filme, eu gostei, tudo bem que ainda não li os livros, não só você diz isso, mas muitos afirmam que a autora é ótima com os finais surpreendentes. Quero tbm ler a trilogia que acabou de ser publicada pela editora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Já li os 3 primeiros livros da saga e simplesmente amoooo o Jace, hehehe...
    Seu sarcasmo, inteligência...
    Achei a Clary muito insegura no início e isso me irritou...
    mas depois ela me conquistou tb...
    Fiquei torcendo pelos dois...
    Minha reação no final foi a mesma que a sua...
    Bem, não vou falar mais nada... hehehehe... leia o 2 e 3 o mais rápido possível!

    ResponderExcluir
  4. Acredita que ainda não li :/
    Estou com uma vontade imensa de começar e gostei por sua resenha não ter me desanimado

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada sobre essa saga, mas estou muito inclinada a começar a ler esse ano, apesar de já ter lido vários spoilers, hahahaha.

    Bjim!

    Tammy
    Livreando

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus o que falar desse livro, nossa estou lendo ele e a cada página me apaixono mais e mais pelo Jace, cada página é perfeita e te prende totalmente...

    Ainda não cheguei no meio do livro, mas já aconteceu tanta coisa que fico me perguntando da onde vem tanta imaginação, mas não pensem que é cansativo ele é perfeitooooo.


    To amando Vivi's.

    ResponderExcluir
  7. Não li, e ainda não me despertou o interesse de ler nenhum da série. Abraços,

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler Instrumentos mortais, e essa resenha só reforçou o meu desejo, amo essas coisas sobrenaturais. Só estou esperando comprá-los para me deleitar com a leitura.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  9. Faz tempo que tenho esse livro aqui e até hoje não li.
    Muita gente fala (e suspira) pelo Jace! Preciso conhecê-lo. Bom saber que gostou também! E sério que o final é surpreendente assim? Haha. Bom que já tem o segundo livro pra ler e saber o que acontece, né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Já li esse livro , eu estou agora na "Cidade dos Anjos Caídos" , e estou enrolando pra ler! Sinceramente, não gostei muito da história , não sei dizer porque, eu amo livros do gênero sobrenatural, mas esse..
    Ótima resenha!
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  11. Tive a mesma sensação que você ao final do livro: eu tinha que ter entendido tudo errado.
    Cassandra Clare me conquistou, e essa mitologia dela é mesmo incrível não é?!
    Eu não conseguir largar o livro até concluir haha
    Ótima Resenha!

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  12. Eu amo demais essa série, é uma das minhas favoritas. Mas eu nunca acabei de ler ela, eu gostei muito do final do terceiro livro então parei nele =P

    ResponderExcluir
  13. Sempre quis ler um livro de Cassandra Clare mas as oportunidades financeiras não permitem. Ele sempre está na minha lista de prioridades, mas os livros são bem carinhos... mas ainda vou ler Cidades Ossos, e digo mais: ainda vou ler toda a série Os Instrumentos Mortais, pois só leio resenhas positivas.

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha *-*
    Tenho um livreto dele com o capitulo 1 e já li, então fui procurar o livro na net e... 40 REAIS? Não posso T.T Sem falar que as edições de agr n tem o brilho querido e amado --'
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. E pela primeira vez vou ler a resenha do primeiro livro da série das capas de brilhinhos kkk, eu queria assistir o filmes da série mas não curti os personagens e sei lá, acho que não me interesso muito pela série. Beijos

    estantedecristal.blogspot.com

    ResponderExcluir