@mor


Autor: Daniel Glattauer
Editora: Suma de Letras
Ano: 2012
Páginas: 184
Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. O austríaco Daniel Glattauer dá nova vida à tradição epistolar em @mor, primeiro de dois romances que exploram um relacionamento sustentado basicamente em trocas de e-mails. Romance de estreia de Glattauer e campeão de vendas na Alemanha e na Espanha, o livro explora, sob roupagem moderna, sentimentos familiares a amantes de todas as gerações.

A historia se inicia com um e-mail enviado pela Emmi Rothner, para fazer o cancelamento da assinatura da revista Like. Por um erra de digitação, o e-mail acaba indo parar na caixa de entrada errada, na de Leo Leike.
Algum tempo depois, Leo recebe um e-mail coletivo de Feliz Natal e Próspero Ano Novo da Emmi e assim se inicia a troca de e-mails.
A amizade de Emmi e Leo se baseia na troca diária de e-mails, e a ausência da imagens (fotos) faz com que a curiosidade e a atração entre eles crescem a cada e-mail enviado.
Leo, que acabou de passar por um fim relacionamento longo e está focado em uma pesquiso sobre comunicação virtual. Emmi, ao contrario, é muito bem casada e feliz. E mesmo os dois estando em momentos totalmente diferentes da vida, isso acaba aproximando eles.
Conforme a troca de e-mail se intensifica, e a vida virtual e real deles começa a se misturar, surge a questão do encontro. Eles tentam evitar, e ao mesmo tempo querem muito que aconteça, pois existe o medo de que o encontro estrague a amizade que construíram até aquele momento.

O autor conseguiu criar personagens totalmente envolventes, e uma linguagem que nos envolve e prende.
Durante a leitura eu dei muitas risadas, principalmente com a Emmi, que diversas vezes provocava o Leo. Chorei também, por eles. Eu gostei tanto do livro, que comecei a querer adiar o final, por achar que esse era único, mas eis que descubro que terá uma continuação.

Eu recomendo muito esse livro, por ser romance bem leve, por ele ser curto. E o fato de toda a historia ser no formato de e-mails, deixa ele muito mais interessante.

Avaliação:

assinatura-viviane

2 comentários:

  1. Oie :)

    Minha prima leu esse livro e apesar de ter gostado ficou meio receosa. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser fofinho e bem rápido. Tenho vontade de ler.

    Beijos,
    Mands - Outbreaks.

    ResponderExcluir