Laços do Espírito

Autor: Richelle Mead
Editora: Agir
Ano: 2012
Páginas: 426
Depois de uma longa e dolorosa viagem à Sibéria, terra natal de seu amado Dimitri, Rose Hathaway finalmente voltou à escola e reencontrou sua melhor amiga, Lissa. A formatura se aproxima, e elas mal podem esperar pela vida que vão ter além dos portões da São Vladimir. No entanto, o coração de Rose dói cada vez que se lembra do que passou na Rússia, o fracasso em salvar Dimitri e do que ainda precisará enfrentar. Sua jornada inclui libertar o perigoso Victor Dashkov da prisão de segurança máxima e encontrar Robert Doru, o único que possui informações para resgatar Belikov das terríveis profundezas de sua condição de Strigoi. A dampira acredita existir apenas uma chance em um milhão, até porque Dimitri continua sua perseguição para matá-la. Sentenças de morte e declarações de amor se confundem, e ela precisa correr contra o mais implacável dos inimigos: o tempo. E, dessa vez, Rose prometeu a Lissa que a levaria junto. Será que a princesa Moroi terá forças quando souber o que a espera?

O penúltimo livro da série Academia de Vampiros, já começa impactando. Com essa pequena carta, ameaçadora que Dimitri envia para Rose, já nós da uma prova de como será a narração.
“Uma das poucas desvantagens de ter despertado é que não precisamos mais dormir, portanto nós não sonhamos mais. É uma pena porque se eu pudesse sonhar, eu sei que sonharia com você.E nós vamos nos encontrar de novo. Com a formatura, você partirá da Academia e assim que você estiver do lado de fora das muralhas, eu vou encontrar você. Não existe lugar nesse mundo que você possa se esconder de mim.”
Com o final trágico do livro Tocada pelas Sombras, e com a esperança que Richelle encheu os nossos corações quanto ao destino de Dimitri no livro seguinte, me deixaram na expectativa para saber o desenrolar das coisas.
Eu toda inocente achei que as coisas começariam a se ajeitar nesse livro, como se um preludio para o último. Claro que uma boa parte dos problemas se resolveu, mas não antes de novos e muito piores surgirem.

Com o retorno de Rose a São Vladimir, onde claro, ela não fica muito tempo, e com a chegada dos exames finais para se tornar oficialmente uma guardiã. Mas ainda existe aquela nuvem de incerteza, será que se for aprovada nos exames, Rose conseguirá ser a guardiã de Lissa?
Como se não bastasse a pressão dos exames, a formatura, o futuro fora da escola e a possibilidade de ser ou não a guardiã de Lissa, Rose ainda tem as cartas de ameaça do Dimitri que continuam a chegar.
Quando surge a grande oportunidade de Dimitri voltar a ter a vida de dampiro, Rose não hesita, sai em busca de pista, e acaba fazendo alianças improváveis para trazer Dimitri de volta para o lado branco da força.

O que me chamou mais atenção nesse livro foi o amadurecimento dos personagens, principalmente da Rose, que mesmo com todos esses sobe e desce de sentimentos, no fim parece que esta aprendendo a se controlar e a Lissa, que deixou de ser a vampira mimada e realmente fez algo de útil.
E quando eu comecei a achar que as coisas estavam finalmente resolvidas, eis que surge mais uma grande reviravolta na história, para deixar a gente roendo as unhas.

Esse livro é tão envolvente, e cheio de acontecimentos incríveis, que fica difícil parar de ler até que chegue o final, que na verdade acaba deixando aquele gostinho de quero mais, com os acontecimento bombásticos que não podem faltar, e de querer com urgência o próximo e último livro da série.

assinatura-viviane

2 comentários:

  1. Realmente é notório a evolução dos personagens, e de então...
    Amo essa série, Richelle sobe como envolver por completo o leitor, a série nunca fica na mesmice.

    Bjim!

    Tâmara
    Livreando

    ResponderExcluir
  2. @Livreando
    Concordo totalmente com você Tâmara.
    Os livros dela são totalmente envolventes.

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir