Leio, Logo Comento: Sempre

Autor: Maggie Stiefvater
Editora: Agir
Ano: 2012
Páginas: 376 
Sempre é o final da amável trilogia de Maggie Stiefvater, Os Lobos de Mercy Falls. Desta vez, os riscos estão maiores do que nunca: enquanto o pai de Isabel planeja acabar com todos os lobos de uma vez por todas, Sam e Isabel procuram por maneiras de salvar a matilha, e Cole corre em busca de uma cura para Grace. Porém a peça central da série é o romance — entre Sam e Grace, claro, e entre Cole e Isabel — e a escrita brilhante e pungente de Maggie não desaponta. Sam e Grace roubam momentos doces e de tirar o fôlego juntos, durante o período das imprevisíveis transformações de Grace, e Cole e Isabel lutam para derreter o interior frio um do outro. Os leitores irão se derreter também, e encontrarão um satisfatório, porém não tão perfeito, final.

 
Depois do final surpreendente do segundo livro Espera, eu literalmente esperei (sem trocadilhos) muito pela continuação, e torci para que não tivesse a enrolação anterior, me enganei muito.
Bom o livro começa com Grace na floresta com a transformação de loba para humana. Ela consegue ir até um comércio e liga para Sam, mas não é nesse momento que os dois conseguem se encontrar, porque ainda não está calor o suficiente para Grace manter o corpo humano e acaba voltando a ser lobo.
Enquanto isso Cole está atrás de uma cura, e todas as novas “vacinas” são testadas nele mesmo, até que um dia Isabel presencia um desses testes e os dois brigam. Eu passei a gostar e torcer muito por esse casal.
Em meio às transformações de Grace de loba para humana e vice-versa, Isabel descobre que seu pai está organizando uma matança aos lobos, claro que ela entra em desespero, afinal Grace ainda não está estável, mas Cole e Sam não ficam muito preocupados.
Sam continua a ser acusado pelo desaparecimento de Grace, e em uma das visitas a delegacia, Sam acaba por conseguir uma ajuda da Lei para evitar a matança.
O livro todo é sobre Cole procurando a cura, Isabel fingindo não se importar, Grace se transformando e tentado fazer planos para o futuro e Sam apenas existindo. Porém, além disso, tudo mostra também a transformação por que cada personagem passou no decorrer da trilogia. Sam, o lobo solitário que só queria ser humano. Grace, a garota solitária que só queria ser loba. Isabel de patricinha mimada e egoísta a amiga disposta a fazer de tudo para salvar seus amigos. E Cole... de superstar suicida a cientista maluco em busca de uma cura.
Na minha opinião, os que tiveram melhores resultados foram Cole e Isabel que, melhoraram como pessoas após seu contato com os lobos, porém isso vocês só vão concluir lendo o livro.
A ação de verdade só acontece no final, e eu fiquei desesperada quando isso aconteceu, acho que foi a parte que mais fiquei ansiosa.
Quando li a ultima linha e fui procurar o próximo capitulo e vi que não tinha, ou seja, o livro tinha acabado sem me dizer o que mais queria saber, não posso dizer pois seria spoiler, eu fiquei muito desapontada.
Eu esperava bem mais do final desse livro, que tivesse um melhor desfecho e que muitas perguntas que foram criadas no decorrer dos três livros fossem respondidas, mas não aconteceu. Eu sinceramente tive a sensação de que a autora não sabia mais sobre o que escrever, mas queria fazer o terceiro livro, ou que já estava muito longo e simplesmente acabou o livro ali.
O livro não é de todo ruim, acho que passamos a gostar tanto dos personagens que é difícil dizer adeus. Queremos sempre que a história continue e também saber o que vai acontecer com cada um deles. Só pra constar, amei a capa do livro ^^.
E você já leu o livro? E o que achou dele?

4 comentários:

  1. Gostei de conhecer sobre o livro, a resenha ficou ótima! Uma pena que o final deixo a desejar.

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  2. ADOREI a resenha! Sempre amo as resenhas desse blog... hahaha

    Uma coisa que ODEIO num livro é quando o final deixa a desejar, pior ainda é quando é RUIM mesmo.
    Mas acho que no geral sua leitura valeu apena...

    :} Abraços
    Lucas F
    http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. @Sammysam Rosa
    Infelizmente isso acontece, mas não impediu de me apaixonar pela história e pelos personagens, se tiver oportunidade leia a trilogia ^^

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  4. @Lucas Farias

    Obrigada!
    Adoro as suas visitas...sempre nos anima a continuar a escrever kkkkk
    Eu fico muito tristes com finais não concluidos, mas eu continua a insistir nas leituras.
    Agora estou lendo pela primeira vez um livro do Nicholas Sparks, e estou amando, mas estava com medo!

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir