Leio, Logo Comento: O Atlas Esmeralda

Autor: John Stephens
Editora: Suma de Letras
Ano: 2011
Páginas: 296
Há dez anos, numa noite de inverno, os irmãos Kate, Michael e Emma foram tirados de suas camas às pressas, perseguidos por criaturas estranhas e levados para longe de seus pais, os quais nunca mais viram. Desde então, os três passaram todo esse tempo vivendo em vários orfanatos sem saber o que de fato aconteceu naquela noite. Kate, a mais velha, é a única que tem lembranças dos pais, a quem jurou proteger seus irmãos a todo custo até que a família estivesse reunida novamente; Michael, o do meio, adora o mundo dos livros e histórias de magia e é sempre alvo de implicância dos garotos mais velhos; e Emma, a mais nova, é uma verdadeira encrenqueira, mas de grande coração. Quando chegam a uma mansão abandonada, os irmãos encontram um atlas encantado que os faz viajar no tempo e os leva para uma terra habitada por gigantes, anões, lobos famintos, crianças prisioneiras e uma condessa que é a fonte de todo o Mal. Assim, as crianças que apenas buscavam o paradeiro de seus pais acabam tendo que salvar o mundo.
 
Kate a mais velha dos três irmãos, é uma garota sem alegria alguma, e que muito cedo aprendeu a carregar a responsabilidade de cuidar de seus dois irmãos mais novos.
Michael o do meio, é um grande sonhador e fã de anões, aonde vai carrega o seu caderninho e anota tudo e Emma a caçula, por ser a mais nova, sempre era o alvo dos “mais velhos” e por isso aprendeu a ser dura com tudo e todos.
Os três foram tirados do conforto de suas camas na noite de natal por um estranho, e levados para um abrigo onde dizia ser seguro para eles até poderem entender a importância dos três. Muito estranho isso né.
Dez anos depois, Kate, se vê tentando cumprir a promessa feita à mãe na noite em que saíram de casa, o de proteger seus irmãos até a família se unir novamente. Mas tudo se complica depois de serem obrigados a saírem do atual orfanato que estavam e irem parar em uma mansão perdida em lugar nenhum e que foi devastado por uma Princesa.
É quando eles encontram o livro com poderes de transportar aqueles que o tocarem para o passado/futuro com uma simples fotografia e quando toda a aventura começa. Claro que eles foram enviados para o passado, um passado em que a Princesa ainda vivia na mansão.
Com essas idas e vindas ao passado, os três irmãos acabam descobrindo sobre a sua história e sobre a importância deles. E sem querer acabam reencontrando com a mãe.
Eu adorei a historia, eu fiquei até o ultimo capítulo achando que nada daria certo, e tudo ia por água abaixo literalmente. Chorei, ri e gritei junto com os personagens, de tão bom e envolvente que é o livro.
O começo é meio parado, porque explica como eles chegaram ao orfanato, mas na hora que a ação realmente começa, é que tudo fica bom.
Eu o devorei literalmente, e não vejo a hora de ler a continuação. E por isso eu super recomendo e tenho certeza que não irão se arrepender.


Um comentário:

  1. Ficou dez a postagem! Achei bacana o enredo do livro, com certeza será uma aventura sem igual, achei interessante esse fato deles viajarem para o passado e futuro =D

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir