Jogos Vorazes


Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Ano: 2010
Páginas: 397
Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países, A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?

Não me lembro o que foi que me chamou à atenção para este livro, se foi a capa ou a sinopse. A verdade é que gosto de heroínas fortes, que pegam a responsabilidade para si e sobrevivem.

Jogos Vorazes é muito bom! É tensão do começo ao fim do livro, primeiro descrevendo a vida e as dificuldades do Distrito 12, lar de nossa heroína, que depois de perder seu pai na explosão de uma mina de carvão e sua mãe entrar em depressão, se vê na obrigação de conseguir sustento para sua mãe e sua irmã mais nova. Para isso, conta com a ajuda de um grande amigo Gale. Sua vida sofre uma reviravolta quando sua irmã mais nova é sorteada para participar dos Jogos Vorazes, que são impostos todos os anos pela Capital, a fim de punir a população de todos os distritos pela rebelião do Distrito 13 anos antes. Para não deixar que sua irmã vá para a morte certa, Katniss se voluntaria em seu lugar. O outro sorteado é Peeta, o filho do padeiro. O restante do livro mostra a luta de Katniss e Peeta para sobreviver aos jogos. O final é super emocionante e parece que não tem gancho nenhum para uma continuação, porém é daquelas histórias que você sente dificuldade em se despedir dos personagens. Virei fã de Katniss por sua força e coragem e também de Peeta, que não deixou nunca de ser ele mesmo durante os jogos.


Então não preciso dizer que indico o livro.

6 comentários:

  1. o livr er um maximo,e estar bem legal o filme,vai virar mania, er bom ler o livro e depois assistir o filme

    ResponderExcluir
  2. Agora eu quero muito ler esse livro, ler a trilogia completa! deve ser muito boa! >.<

    ResponderExcluir
  3. Estou super curiosa para ver esse filme e assim que assistir vou ler. Estou curiosa para saber quem vai ganhar o jogo...

    XOXO

    Blog Coração Com Tinta

    ResponderExcluir
  4. Quero ler e não tive oportunidade nessas férias. Parece muito interessante e inovador (se é que isso é possível). De qualquer forma, vou arriscar. :D

    ResponderExcluir